Alfenas Online - Nossa cidade na internet!
Alfenas, Sexta-feira, 18 de Agosto     
  Adicione o Alfenas Online nos seus Favoritos

home        a cidade         o comércio         notícias         classificados         imóveis         veículos         empregos         mural         contato

Turismo e Pesca Esportiva.

 

       No turismo contemporâneo, a Pesca Esportiva tem sido considerada capaz de estimular vários elos da cadeia econômica da prestação de serviços ligada ao setor e que possui grande potencialidade em Minas Gerais.

 

       A Pesca Esportiva movimenta anualmente no Brasil, cerca de 1 bilhão de reais e é responsável por 200 mil empregos diretos e indiretos para o País. Cerca de 4 milhões de brasileiros pescam e 250 mil são licenciados.

 

      Exercida de forma planejada e com sustentabilidade ambiental, a Pesca Esportiva pode se tornar uma atividade estimuladora de economias locais e regionais, a exemplo do que ocorre em várias partes do mundo.

 

     Como esporte ou atividade de lazer, a Pesca Esportiva mobiliza milhares de pessoas, criando condições para sua organização como moderna atividade turística e empresarial, com resultantes sociais e econômicas expressivas.

 

     No estado de Minas, temos vários rios e lagos ainda piscosos, necessitando de maior proteção ambiental e legislação que incentive o pesque e solte e proíba a pesca extrativista em alguns locais, além de melhoria em algumas estruturas hoteleiras e capacitação dos atores envolvidos.

 

    O I Circuito de Pesca Esportiva do lago de Furnas, é um bom exemplo nacional de divulgação do esporte, pois até o momento, com 5 etapas realizadas (Formiga, Fama, Guapé, Boa Esperança e Carmo do Rio Claro) já reuniu mais de 350 embarcações, recebendo elogios de autoridades do segmento do turismo, tanto a nível estadual quanto nacional.

   

    É bom lembrar que na Pesca Esportiva, um peixe devolvido a água (vivo) gera até 15 vezes mais recursos para o município do que na pesca extrativista.

   Sendo a Pesca Esportiva um produto turístico, ela é capaz de movimentar 52 segmentos da economia, mais do que uma atitude ecologicamente correta, é fonte geradora de trabalho e renda.

 

Aléssio Freire.

Colaborador da revista Pesca Esportiva - GR1 editora-SP

 

   

 


home




home        a cidade         o comércio         notícias         classificados         imóveis         veículos         empregos         mural         contato

Alfenas Online - Todos os direitos reservados.

E-mail: contatos@alfenasonline.com.br